Como escrever uma resenha
Sempre fiquei em dúvida de como deveriam ser escritas as resenhas de um produto; de como elas poderiam ser menos padronizadas e mais completas, mas ainda assim próximas da realidade prática do que buscamos em um cosmético. Digo isso porque acho que ficou fácil banalizar uma opinião com adjetivos que no fim exprimem muito pouco: “É bom”, “é gostoso”. Até mesmo uma indicação de alguma característica mais específica (“é aquoso”, “é pegajoso”, “dá viço”) ganhou contornos acizentados, perdida no meio de tanto achismo. O pegajoso para você é o mesmo que para mim? E o viço para você é mais iluminado, ou mais controlado? São muitas nuances, mas as deixamos de lado e vamos pela média quando queremos compartilhar ou absorver uma informação baseada em experiência pessoal – afinal, uma resenha nunca está desatrelada do particular, né? Mas, convenhamos, existe palavra que ganha moda e a gente nem entende direito qual o significado dela.
Acho que podemos ser um pouco mais justos e sábios na nossa opinião. Acho que podemos correr um pouco mais atrás de entender a ciência por trás das fórmulas e composições, e do porquê tal marca achou que seria interessante inserir determinado produto no mercado. Sabe? Compreender, claro, a proposta do produto (faz o quê? para quem?), mas também se ele está alinhado à filosofia da marca. Se faz sentido existir aqui, agora. Fazer comparações com produtos semelhantes, e sacar se o “diferencial” é balela ou uma inovação bacana.
Comprar é um ato diário, então que ao menos saibamos fazê-lo com consciência. Depois de quase dois anos de consumo intenso, nos quais compras on-line serviam como um refúgio para a rotina pandêmica que me virou do avesso, senti a vontade de me lançar o desafio de ficar um ano sem novas aquisições, e fazer “valer a pena” todas as gastanças que fiz por aí: de não só colocá-las em uso, mas de transformá-las em texto e, quem sabe, ajudar alguém a fazer uma escolha esperta sobre algo que esteja precisando.
Nunca fiz nada do tipo, mas espero que eu consiga fazer de um jeito especial.